Os propósitos mais importantes dos rituais xamânicos consistem em sintonia pessoal e coletiva com o todo e consagração.
A natureza é o melhor espaço para os rituais xamânicos. O verde das montanhas, cachoeiras, rios transparentes, pedras e tudo mais que envolva os benéficos fluídos da natureza.
Antes de iniciar os rituais, é feita uma purificação e energização do corpo e alma, neutralizando assim negatividades e finalmente entrando em estado de calma, paz e harmonia.
A RODA DE CURA
A Roda de Cura é um espaço sagrado. As pessoas vão até lá para orar, meditar e buscar equilíbrio. É um lugar para achar sua conexão com o universo, com o Grande Espírito e também com a Mãe Terra.
Foram encontradas Rodas de Cura no mundo inteiro. É calculado que só na América do Norte havia mais de 20 mil rodas de cura construídas por Nativos Americanos, quando da chegada do homem branco.
A Roda de Cura dos Nativos Americanos consiste em 36 pedras. Um Círculo externo com 16 pedras, representando as 12 Luas e os 4 Espíritos Guardiões, 4 raios de 3 pedras cada um representando os Caminhos Espirituais, um círculo interno de 7 pedras representando a Mãe Terra, o Pai Sol, a Avó Lua, os 4 Clãs Elementares e uma pedra no centro, representando o Criador.
Cada pedra tem seu propósito. Quando um buscador encontra uma pedra de modo particular, normalmente é porque aquela área na vida dele precisa de atenção.
Quando você for viajar pela roda, tenha um diário à mão. Escreva suas ideias, ao meditar com as pedras. Leia o que você escreveu, com uma mente aberta e verá que as respostas que você busca podem vir a você, quando você menos esperar por isto.
A Roda de Cura, representa os ciclos de lições pelas quais cada pessoa deve passar para poder completar a sua jornada na Boa Estrada Vermelha da vida física. A vida física principia no instante do nascimento, que é a direção sul no Elo Sagrado. Cada um de nós deverá viajar, através deste círculo do sul para o norte até chegar ao lugar do ancião, bem ao norte do círculo.